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DRMATURGIAS DO REAL, PhD. Mônica Toledo Silva (Org.)

Ed. Impressões de Minias, Belo Horizonte, MG

Selo: bloop.

2019

Capítulo: Dramaturgias de um Real Representado

Na obra Objeto Descontínuo, o corpo mediado por sensores neurais induzem a sensação de que a extensão de sua presença desmancha os limiares entre espaços, acontecimentos e pessoas, desmantelando a noção clássica de ação advinda da Poética de Aristóteles.

É preciso compreender o corpo, portanto, por meio de seus estados e a ideia de uma Dramaturgia Digital oferece a chance de observar os fluxos poéticos para além de dicotomias implícitas nas discussões entre realidade X representação no campo das artes cênicas.

ETATS DE PRÉSENCE POÉTIQUE : PERFORMANCE, ÉMOTION ET NEUROCOGNITION

por Diego Torraca

 

http://revue-europeenne-coaching.com/numeros/n6-mai-2018/etats-de-presence-poetique-performance-emotion-neurocognition

Resumo:

Entrevista dada à revista Revue Européene de Coaching, feita por Diego Torraca, que trata das relações entre a noção de estados de presenças poéticas, emoções e as análises de dados biométricos por meio de inteligência artificial. (Interface humano/máquina, emoções, neurociências e performatividade)

Objeto descontínuo, criação de sensorialidades em ato por Gustavo Sol Discontinuous object, creation of sensorialities in act by Gustavo Sol ​

 

Escrito por Thaís Gonçalves (GONÇALVES, Thaís.)

 

Publicado na Revista Croma, v. 8, p. 104-111 (2016)

Resumo:

Como estar presente em cena, a cada momento de uma peça, sem que outros pensamentos, sensações e emoções desviem a atenção do artista da experiência em ato? Inquietação das artes do corpo na contemporaneidade, o ator brasileiro Gustavo Sol, na obra Objeto descontínuo, produz estados alterados de consciência que, na relação com sensores de eletroencefalografia e o software Isadora, criam poéticas performáticas em arte e tecnologia em tempo real. Uma investigação sensorial que parece tensionar o conceito de efeitos de presença de Gumbrecht. Palavras chave: sensorialidade, estados alterados de consciência, efeitos de presença.

Abstract

How to be present on the scene, every moment of one piece, without other thoughts, sensations and emotions diverting the artist’ s attention of the experience in act? Restlessness of the body’ s arts in contemporaneity, the Brazilian actor Gustavo Sol, in the work Discontinuous object, produces altered states of consciousness that, in connection with electroencephalography sensors and Isadora software, create performing poetry in art and technology in real time. A sensory research seems to tension the concept of presence effects of Gumbrecht.

Objeto Descontínuo - vídeo artigo

Alteração de Consciência e o Trabalho do Ator: Poéticas do Corpo e da Voz Mapeadas pela Técnica de Eletroencefalografia (EEG) e uma Proposta de Criação Cênica através do Sensoriamento Cognitivo do Ator

Editado por Rafael Frazão e Gustavo Sol (PALMA, 2013)

Publicado em Revista aSPAs - USP

V. 3, n. 1 (2013)

Abstract

This project have two Methodological Exes defining the goals in systemic way: Mapping the actors/performers  alteration of conscience using the Electroencephalography technology, searching brain wave standards in differents performatives genealogies; Use the alterate states of conscience live cognitive sensing as actor/performer, with EEG as brain computer interface, to create scenic narrative flows in a poetic proposal. Discontinuous Object is a first result of this process.

Alteração de Consciência e a Voz. In Sensorimenmórias, PERDIDA, Cia.

Escrito por Gustavo Sol

Organização MORAES. São Paulo: Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo e Cia. Perdida, 2012.

By Marcelo Moreschi, Juliana Moraes, Ana Maria Rodriguez Costa (Ana Terra), Antônio Januzeli (Janô), Gustavo Sol, Laércio Resende, Érica Tessarolo, Isabel Monteiro, Flávia Scheye e Carolina Callegaro

Este e-book com textos escritos ao longo de um ano de pesquisas sobre o que denominamos de sensorimemórias: um tipo especial de memória que se dá quando uma lembrança sensorialmente forte se impregna na lembrança e só pode ser recobrada de fato se experimentada novamente pelo corpo.

Artigos apresentados em congressos

  • Objeto Descontínuo. IFTR, ECA, USP, 2017. Julho, 2017.

  • States of poetic presence mapped through Electroencephalography (EEG) and Oximeter (BPM) and artificial neural networks. The S Word: Merging Methodologies - An International Symposium. DAMU Thatre Academy, Praga, República Checa, UC Riverside, Universidade da Califórnia e Národní Divadlo, Praga, República Checa, 2017.

  • Objeto Descontínuo - Apresentação de obra artística e conferência em destaque no evento. Colloque Interdisciplinaire Sciences Cognitives et Spectacle Vivant: Langages, émotions, communication. University Paul-Valery Montpellier III e Universidade Grenoble Alpes, 2017.

  • Objeto Descontínuo - MÈQ Festival. Festival International dárs Numerique Performatif de hTh, Montpellier, França, 2016.

  • Ator Virtual - Isadora Werkstatt 2016 - International gathering of creators and designers. Berlin, Alemanha, 2016.

  • Estados Alterados de Consciência en el Trabajo del Performer. Encuentro Internacional Sobre Investigación de La Danza 2008, 2009, Cidade do México. Encuentro Internacional Sobre Investigación de La Danza 2008, 2008.